O leopardo [Il gattopardo]


Luchino Visconti

Il gattopardo (br.: O leopardo) é dirigido por Luchino Visconti e lançado em 1963. Baseado no romance de homônimo de Giuseppe Tomasi di Lampedusa.


Sinopse:

O Leopardo (Il Gattopardo) é um premiado filme italiano de 1963 do diretor Luchino Visconti, baseado no romance homônimo de Giuseppe Tomasi di Lampedusa. Estrelado por Burt Lancaster, Alain Delon e Claudia Cardinale entre outros, o filme foi o vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes, no ano de seu lançamento.
O filme, sob a direção do milanês Luchino Visconti (1906-1976), recria a atmosfera vivida nos palácios da aristocracia durante o Risorgimento – longo processo de unificação dos Estados autônomos que originaram o Reino da Itália, em 1870. O cenário político italiano é reconstituído com o intuito de interferir em dilemas dos personagens ficcionais. Trata-se de uma adaptação do romance homônimo de Giuseppe Tomasi di Lampedusa (1896-1957), publicado postumamente, que usa a queda da monarquia de Bourbon no Reino das Duas Sicílias e sua anexação ao da Alta Itália, governado pela dinastia Saboia.
O personagem principal do filme, Dom Fabrizio Salina (Burt Lancaster) foi inspirado no avô do escritor, príncipe de Lampedusa.

Elenco:

Burt Lancaster …………………. Príncipe Don Fabrizio Salina
Claudia Cardinale ………………. Angelica Sedara / Bertiana
Alain Delon ……………………. Tancredi Falconeri
Paolo Stoppa ………………….. Don Calogero Sedara
Rina Morelli …………………. Princesa Maria Stella Salina
Romolo Valli ………………… Padre Pirrone